Qual a relação entre: a volta de ciclismo da França, Davi e Golias e Inovação de Valor?
23 de abril de 2020Todos os anos, uma multidão de ciclistas se enfrenta no que é divulgado como o maior teste de resistência humana de todos os tempos – a Volta da França. Eles se reúnem em um pelotão, como francos concorrentes. Quando o trajeto é relativamente fácil, correm num ritmo previsível. Depois, o clima inconstante das montanhas ataca no verão, o frio pode ser extremo, e a chuva de granizo está na iminência. Participantes se cansam e se retiram. Equipes ficam para trás. E é nessas condições extremas que grandes equipes ganham liderança e diferenciam-se na competição.
Em outro cenário, com uma pedra, uma funda e muita coragem, Davi venceu a batalha contra o gigante Golias, como conta a história bíblica. Só com as ferramentas ele jamais conseguira vencer um gigante – foi preciso atitude para tentar algo novo. Ele tentou e deu certo. Inovou, usou da criatividade enxergando possibilidade onde talvez ninguém pudesse enxergar.
Bem, mas o que isso tem a ver com Inovação de Valor?
Talvez a relação esteja no fato de que a vida de qualquer empresa seja uma competição acirrada o tempo todo, num terreno erosivo, desuniforme e imprevisível, onde muitos são os concorrentes querendo ser a preferência de consumo. Aplicam as mesmas ações mercadológicas, os mesmos produtos/serviços, e o mesmo formato de estrutura empresarial da atividade. Aos que ousam, criam, inovam, o sabor do primeiro lugar do mercado, aos outros resta a luta contra os concorrentes.
Albert Einstein afirmou que não se pode esperar um resultado diferente quando fazemos tudo da mesma forma, e W. Chan Kim em A Estratégia do Oceano Azul mostra que só se pode derrubar os “Golias” do universo empresarial tornando a concorrência irrelevante e criando novos mercados, até então inexplorados. Este conceito já utilizado por muitas empresas do mundo todo – citadas inclusive neste material – têm se diferenciado e se tornado referência em seus setores.
A Inovação de Valor surge quando uma empresa sai do convencional, do previsível, e cria um espaço novo no mercado – criando um produto, um novo serviço, ou diferenciando-se dos demais pelo “algo a mais” – e faz com que os consumidores observem um novo valor na sua percepção, assim inclinando-se a consumir o novo. É o chamado Oceano Azul, as águas calmas e tranquilas onde nenhum concorrente oferece ameaça, ficando os outros a brigar pelo Oceano Vermelho, onde todos agem da mesma forma, disputando sempre a mesma demanda. Pense, talvez você possa encontrar um Oceano Azul para sua empresa!