Por que você não deve automatizar o financeiro?
9 de outubro de 2020Esse título é polêmico e, certamente, chamou a sua atenção. Afinal, vivenciamos a Era Digital e sabemos que a tecnologia traz diversos benefícios para as empresas. Nesse cenário e com o objetivo de otimizar alguns processos burocráticos das organizações, muitos gestores apostam na automatização de todo o setor financeiro e isso pode ser um problemão.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a falta de uma gestão financeira pode ser fatal para qualquer negócio. Estudos apontam que em torno de 50% dos pequenos empresários não sabem se tem lucro ou prejuízo, 20% das empresas que fecham as portas, encerram suas atividades por falta de capital e 7% fecham por falta de lucro. Esses dados são alarmantes, concorda?
Não estamos dizendo que essas empresas fecharam as suas portas porque automatizaram o setor financeiro. No entanto, queremos fazer uma reflexão sobre os perigos de automatizar esse setor. Vamos refletir mais sobre o assunto? Continue conosco!
Não devo automatizar o financeiro da minha empresa?
Sabemos que muitas empresas (principalmente as de software e tecnologia) vendem a ideia de que é maravilhoso automatizar todo o setor financeiro, pois essa estratégia só traz benefícios ao seu negócio.
Entretanto, o grande perigo é que, ao tornar os processos mais fáceis e automáticos, deixam de lado a gestão estratégica. Isso não significa que você deve fazer todos os boletos, folha de pagamento, emissão de notas fiscais (dentre outros) com uma folha de papel e manualmente, está bem?
Estamos apenas trazendo uma reflexão de que: sim, a tecnologia pode ajudar a turbinar o seu negócio, entretanto, é preciso ter cuidado na hora de automatizar o financeiro. É preciso saber o que automatizar.
Então, o que eu posso automatizar?
Você pode automatizar o controle de estoque, a emissão das notas fiscais etc. Na realidade, para saber o que você deve (ou não) automatizar, basta analisar: se essa informação estiver equivocada, posso perder o controle na gestão? Se a resposta for positiva, é preciso ter cuidado.
O grande problema é que algumas empresas esquecem de fazer a gestão estratégica, afinal, tudo é muito fácil com um sistema. Os gestores deixam de lado a análise de dados — que é essencial para a tomada de decisão estratégica.
Portanto, é fundamental que você aprenda a fazer a gestão financeira do seu negócio, sem depender 100% de um sistema.
Afinal, a tecnologia é ótima para nos mostrar informações de uma forma rápida e prática, entretanto, o capital humano da sua empresa precisa desenvolver a inteligência de dados para compor um ótimo planejamento financeiro.
Você gostou de aprender mais sobre o assunto? Que tal uma ajuda na gestão financeira da sua empresa? Confira o nosso conteúdo completo sobre: quando contratar uma consultoria financeira empresarial?