Educação Financeira: 4 dicas para economizar
3 de dezembro de 2020Investir na educação financeira é sempre importante a fim de encontrar alternativas inteligentes para economizar. Apostar nessa técnica é importante tanto para a sua vida pessoal quanto para aprender a administrar melhor o setor financeiro da sua empresa.
Afinal, quando você entende melhor sobre o assunto, cria insights poderosos que ajudam na tomada de decisão estratégica. Em outras palavras, você conquista a liberdade financeira e consegue se organizar melhor, seja para viajar, adquirir um bem, ter aquela reserva para emergências e ainda garantir a lucratividade da sua família — ou dos negócios.
Vamos conferir algumas dicas para economizar? Venha conosco!
1. Classifique as suas despesas e rendas, sempre
Você não precisa ser nenhum expert em Excel. Com uma simples planilha no Google você já consegue classificar as suas despesas e rendas. Essa atitude é importante para categorizar as fontes de renda, bem como para administrar melhor os seus gastos e ganhos.
Registrar todas as movimentações financeiras é importante porque lhe dará condições de conferir para onde está indo o seu dinheiro. Por exemplo:
- alimentação;
- viagens;
- restaurantes e lazer;
- pets;
- saúde;
- automóveis;
- cartão de crédito;
- financiamentos;
- dentre outros.
Com esses registros, por exemplo, você pode imaginar que os gastos com o seu veículo não são muitos. No entanto, ao fazer a soma anual, pode perceber que valeria a pena pensar em uma outra alternativa de transporte — seja andar mais de ônibus, a pé, bicicleta ou até mesmo comprar um carro mais econômico.
2. Procure sempre novas alternativas de renda
Ter a segurança de um bom emprego é importante porque você tem a certeza de que receberá um bom salário no início do mês. No entanto, encontrar novas alternativas de renda é importante para ganhar um extra, além de conseguir economizar mais.
Então, confira quais são as suas habilidades, os seus gostos e invista no seu aperfeiçoamento profissional para encontrar novas oportunidades — seja fotografar um casamento nos finais de semana, fazer alguns trabalhos freelancers para outras empresas, dentre outros.
3. Use o cartão de crédito de forma consciente
É muito importante planejar todas as suas compras. Então, aprenda a usar o cartão de crédito de forma consciente. Afinal, caso você exceda os valores que pode gastar mensalmente, pode acabar se complicando.
Inclusive, muitas instituições bancárias oferecem diversos benefícios com o uso do cartão e que realmente vale a pena fazer o uso deles. Por exemplo, sistema de cashback (ao realizar a compra no cartão, uma porcentagem volta para o cliente de uma certa maneira), pontuação para troca de prêmios e produtos, isenção das taxas mensais, dentre outros.
4. Crie uma reserva para emergências
Guardar uma certa quantia mensal somente para deixar reservada para emergências é uma ideia muito inteligente. Assim, você guarda um valor que poderá ser utilizado quando necessário e que não comprometerá a sua renda. Além disso, ter uma reserva para emergências é o primeiro passo para você ter a segurança e começar a investir.
Você gostou de aprender mais sobre a educação financeira? Se sim, aproveite para conferir como fazer um plano de negócio. Boa leitura!