Custos fixos e variáveis: entenda quais são as diferenças
12 de junho de 2020É muito importante que todos os empreendedores saibam quais são as diferenças entre custos fixos e variáveis. Afinal, eles são essenciais para garantir a lucratividade dos negócios e encontrar formas para ampliar as margens de lucro.
Manter a sua empresa competitiva no mercado é essencial para ver o seu negócio decolar, conquistar cada dia mais clientes e ver a sua marca prosperar, você concorda?
Por isso, entender quais são as diferenças entre os custos fixos e variáveis se torna tão importante. Vamos conhecer agora mesmo quais são elas? Continue conosco e saiba mais!
Entenda o que é custo fixo
Sabe aqueles custos que você tem mensalmente, independente do quanto a sua empresa trabalhou? Eles são denominados como custo fixo e se mantêm estáticos, seja qual for o volume produzido pela sua organização. Por exemplo:
aluguel;
salário dos colaboradores;
energia elétrica;
telefone;
limpeza e conservação de equipamentos;
gastos com vigilância e segurança;
luz;
dentre outros.
Avalie o que é custo variável
Os custos variáveis são aqueles que acontecem, como o nome sugere, de forma variável. Ou seja, nem sempre terão aqueles custos e eles são ocasionados por uma mudança na produção, pelo aumento de vendas, pelos problemas no fluxo de trabalho ou por inúmeras outras razões.
Veja alguns exemplos de custos variáveis:
comissões de venda;
hora extra;
conserto de equipamentos;
matéria-prima;
insumos de produção;
multas;
deslocamentos e fretes;
dentre outros.
Saiba por que é importante entender as diferenças de custos fixos e variáveis
Para promover uma boa gestão financeira, entender quais são as diferenças entre os custos fixos e variáveis é importante para que os gestores avaliem se a estrutura de preços da empresa está correta. Dessa forma, você tem a oportunidade de criar um planejamento financeiro muito mais assertivo.
Se uma organização tem uma estrutura enxuta de custos fixos, quando mais ela vender, maior será o seu lucro. Afinal, os custos são sempre os mesmos e vão se diluir, caso o número de vendas aumentar.
Portanto, ao entender a estrutura de custos é possível criar um planejamento estratégico muito mais assertivo. Por exemplo, você pode conferir em quais períodos do ano deve fazer mais promoções para aumentar as vendas e também a lucratividade dos negócios.
E aí? Você gostou de aprender mais sobre os custos fixos e variáveis? Então, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais! Assim, os seus amigos também têm a oportunidade de entender mais sobre o assunto!