Custos fixos e variáveis: entenda quais são as diferenças

12 de junho de 2020 Publicado por

É muito importante que todos os empreendedores saibam quais são as diferenças entre custos fixos e variáveis. Afinal, eles são essenciais para garantir a lucratividade dos negócios e encontrar formas para ampliar as margens de lucro.

Manter a sua empresa competitiva no mercado é essencial para ver o seu negócio decolar, conquistar cada dia mais clientes e ver a sua marca prosperar, você concorda? 

Por isso, entender quais são as diferenças entre os custos fixos e variáveis se torna tão importante. Vamos conhecer agora mesmo quais são elas? Continue conosco e saiba mais!

Entenda o que é custo fixo

Sabe aqueles custos que você tem mensalmente, independente do quanto a sua empresa trabalhou? Eles são denominados como custo fixo e se mantêm estáticos, seja qual for o volume produzido pela sua organização. Por exemplo:

aluguel;

salário dos colaboradores;

energia elétrica;

telefone;

limpeza e conservação de equipamentos;

gastos com vigilância e segurança;

luz;

dentre outros.

Avalie o que é custo variável

Os custos variáveis são aqueles que acontecem, como o nome sugere, de forma variável. Ou seja, nem sempre terão aqueles custos e eles são ocasionados por uma mudança na produção, pelo aumento de vendas, pelos problemas no fluxo de trabalho ou por inúmeras outras razões. 

Veja alguns exemplos de custos variáveis:

comissões de venda;

hora extra;

conserto de equipamentos;

matéria-prima;

insumos de produção;

multas;

deslocamentos e fretes;

dentre outros.

Saiba por que é importante entender as diferenças de custos fixos e variáveis

Para promover uma boa gestão financeira, entender quais são as diferenças entre os custos fixos e variáveis é importante para que os gestores avaliem se a estrutura de preços da empresa está correta. Dessa forma, você tem a oportunidade de criar um planejamento financeiro muito mais assertivo.

Se uma organização tem uma estrutura enxuta de custos fixos, quando mais ela vender, maior será o seu lucro. Afinal, os custos são sempre os mesmos e vão se diluir, caso o número de vendas aumentar.

Portanto, ao entender a estrutura de custos é possível criar um planejamento estratégico muito mais assertivo. Por exemplo, você pode conferir em quais períodos do ano deve fazer mais promoções para aumentar as vendas e também a lucratividade dos negócios. 

E aí? Você gostou de aprender mais sobre os custos fixos e variáveis? Então, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais! Assim, os seus amigos também têm a oportunidade de entender mais sobre o assunto!

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