Controle financeiro de pequena empresa: como fazer?

14 de maio de 2020 Publicado por

Você sabe qual é o principal desafio do pequeno e médio empreendedor? Pode até não parecer, mas o principal desafio é a organização e o controle das finanças. O controle financeiro de pequena empresa é fundamental para garantir a continuidade e o progresso de um negócio.

As pequenas empresas representam uma parte importante da economia brasileira. Apenas em 2019 elas foram responsáveis por abrirem mais de 39 mil postos de trabalho, enquanto as médias e grandes demitiram cerca de 7,2 mil funcionários.

O Controle financeiro de pequena empresa é indispensável, principalmente quando consideramos o quanto é difícil garantir a sobrevivência dos pequenos negócios no país. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) liberou um relatório que indica que 1 em cada 4 pequenas empresas fecham em menos de 1 ano.

Esse número é ainda mais preocupante quando analisamos períodos maiores de tempo. A cada 100 empresas que iniciam suas atividades no país, 48 acabam falindo em menos de 5 anos. E enquanto existem vários fatores que atrapalham o desenvolvimento de um negócio, cerca de 60% dos fechamentos acontece por causa de problemas no controle financeiro.

Com isso em mente, é fundamental entender quais são os passos para conseguir elaborar um controle financeiro de pequena empresa.

Como realizar o controle financeiro de pequena empresa

Confira algumas dicas que podem te ajudar a elaborar o controle financeiro da sua empresa e conseguir ter os recursos e informações para dar continuidade ao seu negócio.

Saiba como precificar o seu produto

O primeiro passo para elaborar o controle financeiro da sua empresa é saber precificar os seus produtos ou serviços. Isso pode parecer algo óbvio e até fácil de ser realizado, mas existem vários fatores que devem ser considerados nesse momento.

Além do preço da operação, também é necessário calcular os impostos pagos para a atividade exercida, custos de frete, gastos pró-labore e outros pontos que ajudam a definir uma margem de lucro que possa oferecer apoio à empresa.

Também é preciso saber precificar em relação ao mercado para garantir um preço competitivo e atraente para os seus clientes.

Ao determinar esses pontos e encontrar o equilíbrio ideal para precificar os produtos e serviços da sua empresa você tem uma base para o controle financeiro, já que poderá pensar nos futuros gastos e ganhos.

Utilize o controle de fluxo de caixa ao seu favor

Outro fundamento básico do controle financeiro de pequena empresa é o fluxo de caixa. Apesar de ser um termo que pode assustar muita gente, não é tão complicado garantir o controle do fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é, de forma simples, todo o dinheiro que entra e sai da empresa. É necessário ter um controle diário de tudo o que é ganho e de tudo o que é gasto, além de informações sobre origem e destino de valores.

Os dados coletados pelo fluxo de caixa permitem um controle bem eficiente da situação financeira da empresa, além de ajudar a criar previsões para o futuro no curto, médio e longo prazo.

O controle de fluxo de caixa é uma ferramenta importante e que deve sempre ser usada por empresas de todos os tamanhos.

Determine o capital de giro necessário para a sua empresa

Ao criar um plano de controle financeiro de pequena empresa é preciso determinar qual é o capital de giro que você precisa para manter as operações. Toda empresa depende de um ciclo de pagamento, ele começa ao pagar seus fornecedores e acaba com o recebimento do dinheiro das vendas ou dos contratos.

Durante o pagamento e o recebimento é necessário ter um valor de giro para que todas as operações possam continuar e que imprevistos também sejam corrigidos. É importante determinar esse valor com certa precisão, isso evita que a empresa se torne insolvente (fique sem dinheiro e entre em dívidas) e que dinheiro fique ocioso em caixa.

Crie metas para melhorar o controle financeiro de pequena empresa

As metas ajudam consideravelmente na hora de manter o controle financeiro de uma empresa. Elas ajudam você a traçar os objetivos de curto e médio prazo, tanto em questão de ganho quanto na questão dos gastos.

Atingir (ou não) as metas pode mudar completamente o cenário que a empresa está passando durante um período e isso ajuda a determinar se é hora de investir mais, de poupar ou de mudar as estratégias que estão sendo seguidas pela companhia.

Controle tudo de perto e utilize a tecnologia como ferramenta

O controle financeiro de pequena empresa deve ser feito de forma dinâmica e deve ser acessado com facilidade para que as futuras estratégias de expansão possam ser traçadas. Por isso, os dados coletados para controle não podem ficar em formatos de difícil acesso e análise, como em livros físicos ou cadernos.

Utilize ferramentas digitais próprias para auxiliar com essas informações e para facilitar toda a organização empresarial. Desde planilhas no computador até aplicativos especializados, o uso da tecnologia no controle financeiro é indispensável para uma empresa que quer se manter no atual mercado.

Esses são os pilares para o controle financeiro de pequena empresa e vão ajudar você a determinar as melhores maneiras de manter o caixa sempre no positivo para crescer o empreendimento.

    ENVIE-NOS UMA MENSAGEM