Como conduzir com responsabilidade o impulso de empreendedor
17 de abril de 2020O empreendedorismo é algo fantástico, as pessoas que tem o senso empreendedor aguçado devem se sentir realmente diferenciadas. Inúmeros são os potenciais investidores espalhados pelo mercado, muitos são empreendedores natos, que pressentem novas oportunidades de negócios, novos nichos de mercado, novas tendências. Além de possuírem esse feeling, conseguem por suas experiências e bagagens de vida, assegurar e convencionar se determinado investimento será ou não viável, se terá espaço e demanda, se é o melhor momento para implementá-lo ou não, e quanto precisará investir para deixar o negócio rodando. Até aí tudo muito bem, uma grande ideia, um mercado aberto e uma possível demanda esperando.
Nem tudo é um conto de fadas!
Porém, como nem tudo é um conto de fadas, com o passar do tempo, os problemas começam a aparecer. As estatísticas mostram todos os anos que a grande maioria das empresas tem vida curta, que muitas não passam de um ano de vida, e são vários os fatores que contribuem para que isso aconteça, a começar pelo próprio risco inerente a qualquer atividade – e esse fator, diga-se de passagem – pode ser determinante, independente do grau de conhecimento técnico dos gestores envolvidos no projeto, mudanças mercadológicas, fatores comportamentais, e ainda intervenções do estado no mercado podem complicar a vida de qualquer empresa. Mas, em contrapartida, pode-se sim assegurar que planejamento, projeções, mensuração e criação de cenários podem minimizar eficazmente as chances de fracasso de um novo negócio.
Logo, após ter uma grande idéia, concentre todos os esforços em realizar um estudo minucioso de análise do mercado, os concorrentes, os fornecedores, a demanda, as sazonalidades da atividade, preços praticados, profissionais disponíveis, e knowhow necessário. Realize um estudo de Viabilidade Econômica e Financeira, com projeções de Fluxo de Caixa e de Demonstrativo de Resultado de no mínimo três anos, visualizando assim sua Necessidade de Capital de Giro a ser investido e quais serão os possíveis Lucros que este negócio poderá lhe proporcionar. Seja conservador, crie vários cenários nas projeções que contemplem desde um faturamento extremamente pessimista a um faturamento excelente, para assim estar preparado financeiramente quando as mudanças ocorrerem.
Pode-se dizer que nada assegura o sucesso ou o fracasso de um negócio, mas pode-se sim tomar uma série de precauções que minimizarão os riscos. Tenha calma e conheça ao máximo a atividade em que está prestes a mergulhar. Bons negócios!