7 principais erros na gestão financeira que podem levar sua empresa a falência
7 de maio de 2020O mercado atual é muito conhecido pela alta competitividade, assim como pelo grande número de empresas que são levadas à falência. Empresas de todos os nichos devem estar sempre atentas aos principais erros que podem comprometer o seu futuro. No Brasil, mais de 2.000 são fechadas todos os dias. E a cada 100 empresas que iniciam suas atividades no país, 48 fecham as portas dentro de 3 anos.
Esses são dados bastante alarmantes para quem deseja empreender no país. Entretanto, uma das principais formas de ficar de fora dessas estatísticas é com uma boa gestão financeira. Segundo estimativas, mais de 60% das Pequenas e Médias Empresas quebram erros na gestão financeira. Por isso, o conhecimento e a atenção à essa gestão são fundamentais.
No post de hoje vamos apresentar alguns dos principais erros na gestão financeira que podem levar sua empresa a falência. Continue acompanhando para saber mais!
1 – Não acompanhar o desempenho da empresa
Fazer um acompanhamento do desempenho da sua empresa é algo completamente primordial. Se você não analisa os indicadores mais importantes, como irá saber se está tendo algum tipo de crescimento? Ou ainda, como saberá quais pontos precisam ser melhorados? Sem saber o desempenho da sua empresa, se torna praticamente impossível elaborar uma estratégia para melhorar os seus resultados.
Essa análise deve ir muito além de apenas o que entra ou sai do caixa. Ela deve envolver diversos indicadores como despesas, lucratividade, capital de giro, faturamento, impostos entre outros.
2 – Não estabelecer metas
Além de acompanhar os principais indicadores da sua empresa, é importante também traçar algumas metas. Com metas bem definidas, tanto a gestão quanto todo o time da empresa terão para onde direcionar o seu trabalho. E isso envolve também a decisão de como os recursos financeiros serão utilizados para atingi-las. Lembre-se que os recursos financeiros da sua empresa são valiosos, por isso a sua aplicação deve ser sempre muito bem planejada. Apenas gastar sem pensar em como esses gastos irão trazer algum tipo de retorno pode ser um erro grave.
3 – Não dar atenção ao fluxo de caixa
O fluxo de caixa é de grande importância para empresas de qualquer nicho ou porte. E manter esse fluxo devidamente atualizado e controlado é essencial para empresas que querem melhorar a sua gestão financeira. Usando esta poderosa ferramenta ao seu favor é possível ter uma visão mais clara de como anda a empresa financeiramente, além de permitir fazer projeções futuras com muito mais precisão.
Para isso o recomendável ter um fluxo de caixa bem detalhado, com informações sobre todas as entradas e saídas de dinheiro, assim como os recursos disponíveis, a receita das vendas e quanto está sendo destinado á custos da organização.
Sempre que for fazer alguma tomada de decisão ou for planejar um novo investimento, o fluxo de caixa deve ser usado como base.
4 – Não manter um registro de operações
A falta de um registro de operações é um dos erros na gestão financeira que mais pode comprometer o bem-estar financeiro de uma empresa. Sempre tenha um registro de todas as transações, assim como as suas origens. Dessa forma a gestão terá mais controle sobre diversos aspectos da empresa, sabendo o volume de clientes atendidos, o volume de operações diário, quanto saiu e entrou no caixa e até mesmo quando um produto está em falta. Esse registro de operações deve estar sempre atualizado.
5 – Não calcular corretamente o preço de venda dos produtos
Não basta vender bastante, as vendas de uma empresa precisam também trazer lucros. Por isso é importante que o gestor conheça bem a empresa e seus aspectos financeiros, permitindo calcular corretamente o preço de venda dos produtos ou serviços oferecidos. O valor deve trazer o retorno necessário para que a empresa continue crescendo e nunca ter prejuízo. E a melhor forma de fazer isso é com um rigoroso controle do fluxo de caixa, além das mercadorias da empresa.
6 – Misturar despesas pessoais com as da empresa
Esse é um erro muito cometido em empresas onde o dono é quem faz o controle financeiro. É importante ter uma distinção bem clara entre o que é dinheiro do negócio e o que é, de fato, pertencente ao dono da empresa. Ao misturar as duas coisas, o gestor pode acabar prejudicando o fluxo de caixa e pode colocar em risco a saúde financeira da organização. Nunca tire dinheiro do caixa para pagar dívidas particulares. Lembre-se que dinheiro da empresa é da empresa e deve ser disponibilizado para suprir os seus custos operacionais.
7 – Abrir mão de um sistema de gestão financeira
Com toda tecnologia que temos hoje, está cada vez mais fácil ter acesso rápido a diversas informações. E por que não usar isso para ajudar a sua empresa a ter um melhor controle financeiro? Um investimento que vale muito a pena é um sistema de gestão financeira. Voltado para esta função, ele permitirá organizar dados de forma muito melhor do que planilhas do Excel ou até mesmo documentos em papel. Com esse sistema, o registro de todas as informações pode ser muito mais rápido e até mesmo automático, e seus dados poderão ser consultados com total facilidade pela gestão.
Se você procura uma forma de ter suas informações integradas e um registro muito mais preciso de todas as informações da empresa, vale muito a pena o investimento em um sistema de gestão financeira. Assim você estará livre dos principais erros na gestão financeira e poderá tomar decisões muito mais assertivas.