4 dicas de gestão para empresa familiar

3 de agosto de 2020 Publicado por

De acordo com o Sebrae, em 85% dos empreendimentos brasileiros (principalmente os pequenos) são caracterizados como empresas familiares, em que trabalha o tio, o primo, a irmã, o sobrinho e por aí vai! No entanto, como em qualquer tipo de negócio, é fundamental ter uma boa gestão para empresa familiar.

Precisamos considerar que existem diversos benefícios desse formato empresarial, como o engajamento, o alto nível de confiança e o comprometimento entre os membros. 

Porém, se a empresa não for bem administrada pode conduzir a tomada de decisão de uma forma equivocada, provocando prejuízos e até mesmo a estagnação dos negócios.

Você tem ou trabalha em uma empresa familiar? Se sim, confira algumas dicas para superar os principais desafios da sua organização! Continue conosco!

1. Aposte na especialização e capacitação de todos os membros

Convenhamos: não é porque um membro da família fez uma graduação há 15 anos que significa que ele entende tudo sobre o mercado, correto? Isso porque, a cada ano que passa, surgem novos desafios, novas ferramentas e novas tecnologias que podem ajudar a turbinar os negócios na sua área de atuação.

Por isso, o primeiro passo é que todos os membros da família compreendam que a especialização e a capacitação constante é fundamental. Somente assim eles desenvolvem com sucesso o seu papel dentro daquela empresa, desenvolvendo as suas atividades com segurança e expertise.

2. Defina os cargos e as responsabilidades de cada integrante da equipe

Para que não aconteçam brigas e estresses desnecessários do tipo “eu não vou fazer isso porque isso é função do Fulano”, é importante definir os cargos e as responsabilidades. 

Os membros do time precisam entender, com clareza, qual é o seu salário, o seu cargo, as atividades que deve desempenhar e também todas as suas responsabilidades. 

Além disso, é preciso deixar claro que ele será cobrado como qualquer outro colaborador — e a cobrança precisa acontecer de forma igualitária.

3. Determine o salário e monte um plano de carreira para uma boa gestão para empresa familiar

É importante que todos entendam que têm um salário e que ele só aumentará de acordo com o plano de carreira. Afinal, aumentá-lo somente pela dedicação e esforço (quando esses não são os únicos critérios utilizados com os demais integrantes da equipe), não é justo.

Por isso, é importante que a empresa tenha um plano de carreira para cada setor. Assim, os membros da família sabem que o salário só aumentará se eles atingirem o próximo patamar (seja fazer uma especialização, um curso de línguas estrangeiras ou qualquer outra necessidade que o cargo exigir).

4. Mantenha um controle financeiro rigoroso

É muito comum os gestores agirem pela emoção e até mesmo emprestar dinheiro da empresa para um familiar que está passando por alguma dificuldade. Por isso, o primeiro passo para ter uma boa gestão para empresa familiar é compreender que não podemos agir pela emoção. Aqui, podemos ressaltar também que o dinheiro da empresa não deve, jamais, ser utilizado para contas pessoais.

Aposte em um rigoroso controle financeiro para administrar as contas a pagar e a receber; bem como montar um planejamento estratégico incrível. Para isso, conte com a ajuda de um bom software de gestão que ajude a controlar o caixa e que gere relatórios inteligentes que contribuam para otimizar o dia a dia do negócio.

Você gostou de aprender as nossas 4 dicas de gestão para empresa familiar? Então, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!

    ENVIE-NOS UMA MENSAGEM